Gestão financeira é o conjunto de processos, métodos e ações que permitem a uma empresa controlar, analisar e planejar suas atividades financeiras. Ela possibilita e fornece os recursos para que os profissionais especializados analisem cenários e tracem metas para a empresa melhorar seus resultados e como utiliza seus recursos.
Uma boa gestão financeira está por trás de toda empresa de sucesso. É o coração de um negócio e, por isso, deve ser conduzida com inteligência. Na sua organização, o gerenciamento financeiro é realmente eficiente?
Manter as finanças da empresa em dia é essencial para que as atividades fluam.
Afinal, nada melhor para a saúde do negócio do que chegar ao final do mês com um bom faturamento e as contas no verde.
Essa responsabilidade, que passa por todo setor financeiro, é enorme:
Cuidar da entrada de caixa, pagar contas e, de forma estratégica, identificar gastos desnecessários e encontrar soluções viáveis para eliminá-los.
A administração do capital é, portanto, uma forma de arquitetar a empresa — mas não se trata de um processo único.
A gestão financeira é cíclica dentro de uma organização, e pode estar imersa em cenários voláteis e com diferentes condições de investimentos.
É por isso que fazer um bom gerenciamento financeiro é um verdadeiro desafio. Aqui, não há receita de bolo. É preciso um olhar estratégico e antenado para que sua empresa não fique para trás.
Neste conteúdo, você vai aprender tudo sobre o que é gestão financeira, sua finalidade, as boas práticas, erros comuns que você deve evitar e sistemas tecnológicos para utilizar. E então, preparado?
O que é gestão financeira?
Gestão financeira é o conjunto de processos, métodos e ações que permitem a uma empresa controlar, analisar e planejar suas atividades financeiras.
Pense bem: toda empresa busca crescer e, de forma direta, ganhar mais dinheiro — e o gerenciamento financeiro é o caminho para isso.
Ela possibilita e fornece as práticas e os recursos para que os profissionais especializados analisem cenários e tracem metas.
Assim, através dessas ações calculadas e estrategicamente desenvolvidas, a empresa pode melhorar seus resultados e também a forma que usa seus recursos.
Na prática, uma gestão financeira transformadora é sinônimo de eficiência.
Seja logística, operacional, produtiva ou de qualquer outra frente de negócio.
O que os responsáveis pelo gerenciamento financeiro vão fazer é, por meio de técnicas e conhecimentos aprofundados, encontrar pontos de melhoria em toda empresa.
Eles vão administrar o dinheiro da empresa e também seus bens.
Assim, vão procurar conciliar as metas financeiras da empresa, como a redução de custos, com os objetivos produtivos, como crescer o número de vendas.
Dessa forma, é possível administrar uma empresa com caixa no azul (ganhos maiores que gastos), potencializando seu crescimento, seus investimentos e seus lucros.
No entanto, não se engane: a gestão financeira é uma prática para lá de complexa.
O controle do capital da empresa exige experiência, visão de negócio e uso inteligente de ferramentas tecnológicas.